Notícia da hora

Sunday, August 27, 2006

A Grande Muralha da China recebe instalações sanitárias

Lei permitindo modificações na milenar construção causa alívio e polêmica
Por Clerk Quent


Placa sinalizando a localização de banheiros: Mais conforto e alívio aos turistas e ao povo chinês


A Grande Muralha da China. Uma das Sete Maravilhas do Mundo. Criada no século 3 d.C. inicialmente para deter o avanço da horda mongol comandada por Gengis-Khan, a qual era uma ameaça á culinária e ao povo chinês, essa fabulosa estrutura atrai centenas de turistas todos os anos. Porém, o tamanho colosssal da muralha cria alguns impecílhos e desconfortos aos turistas. Mas, isso está para mudar.

O Estado Chinês outorgou na semana passada uma lei que permite que pequenas modificações na estrutura da Grande Muralha por parte das agências turísticas. A primeira delas: instalações de banheiros.

Tal decisão surgiu pelo também milenar inconveniente de que turistas e funcionários terem de cruzar os 6,352km de extensão da Grande Muralha para ter acesso aos banheiros.
"O anexo dos sanitários é totalmente inofensivo às estrutura da Muralha, mas trará grande comodidade aos turistas e funcionários. As instalações permitirão que funcionários e turistas aliviem-se sem ter que cruzar a Muralha para acessar os velhos banheiros, que estão localizados fora desta." diz Xing-Mee, 34, engenheira civil especializada pela Universidade de Pequim e responsável pelas instalações dos banheiros.

A nova lei causou polêmica entre conservadores e historiadores, que prezam pela conservação de um patrimônio tão importante:
"A instalação de banheiros na Grande Muralha da China é um ato de vandalismo contra a milenar construção. Ela é um patrimônio histórico e deve ser preservado integralmente do modo do qual fora construído. Logo vão querer instalar lojas, fastfoods e, quem sabe, um banco nela... um ultraje!" reclama Arthur Parreira, 45, presidente da Comunidade Historiadora Mundial.

O Estado Chinês não voltou atrás com a nova lei, alegando que tais comodidades são benéficas, não prejudicarão a estrutura da Grande Muralha e que preza pelo bem-estar do povo.

3 comments:

CassiO said...

Eu cruzaria se estivesse de bicicleta. Mas certamente nunca tomo tereré em cima da muralha.

Alphankh23 said...

já imagino o cartaz:
"Chinese Burn Rave - Bebida liberada após os 22 metros"

...

Anonymous said...

como seriam os banheiros chineses???

Contato