Notícia da hora

Sunday, August 20, 2006

Inscrições abertas para o Mundial de Xadrez Russo

Campeonato de Xadrez reúne competidores de todo o planeta
Por Wesley Smith

Moscou já está pronta para receber turistas e competidores nesta época do ano. Isso porque já estão abertas as incrições para a 27ª edição do Torneio Mundial de Xadrez Russo, sediada na cidade e algumas outras famosas localidades da Rússia. Este esporte é tradição no país - cuja localização e clima não permitem uma grande e barata variedade -, considerado o segundo Drinking Game mais praticado no mundo (perdendo apenas para os jogos de cartas). Comumente praticados em rodas de amigos, os Driking Games são uma ótima opção para o fim de noite.

O xadrez russo tem por base o xadrez comum (praticado sobre um tabuleiro de 64 casas, com cada jogador portando dez peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei), tendo as peças substituídas por respectivos copos.

Ao início do jogo, os participantes devem escolher a cor das peças, normalmente variando entre branquinhas (vodka) e escurinhas (whisky). O jogador que começar com a vodka move primeiro. A cada captura, o jogador que capturou deve beber o conteúdo do copo capturado. Conforme o jogo avança, os movimentos das peças vão sendo alterados indefinidamente, de acordo com a vontade (e sobriedade) dos jogadores.

Os russos, inventores da modalidade, favoritos nesse tipo de competição - dado o alto grau de preparação e intenso treinamento -, são capazes de agüentar várias partidas seqüênciais; os iniciantes, todavia, preferem vitórias mais rápidas, a fim de se conservarem para as partidas seguintes.


O campeonato reunirá grandes personalidades mundiais e rotulados campeões de diversas nacionalidades, além de alcóolatras amadores. Os organizadores garantem que este esporte, apesar de bastante exaustivo, é altamente estimulante.


Tabuleiro comum de Xadrez Russo.

6 comments:

Alphankh23 said...

Sim, será um meio interessante de fazer os tiozões de bar ganharem um pouco de cultura!

CassiO said...

Também tô nessa. Só não posso usar as peças brancas, vodka não me faz muito bem =P

Anonymous said...

a versão italiana seria com vinhos branco e tinto?????

Alphankh23 said...

*balançando o cavalo como se fosse uma nave espacial*

uhhhhhic!
su-a-a veiizz...

Anonymous said...

Good fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.

Anonymous said...

Brim over I to but I think the post should prepare more info then it has.

Contato